terça-feira, 29 de outubro de 2013

CULTURA | Concursos para dirigentes | DGARTES



Já foram publicados Avisos para concursos anunciados no âmbito da Cultura, conforme se pode verificar no site da CReSAP: Instituto de Cinema e Audiovisual, Cinemateca e Dgartes. A que se podem candidatar homens e mulheres, embora os Avisos se esqueçam de o sublinhar. Vejamos, por exemplo, mais em pormenor, o caso da DGARTES. O aviso foi publicado no dia 24 no Diário da República, como se segue:




E através do site da CreSAP detenhamo-nos nos PERFIS: do «Diretor - Geral» e do «Subdiretor-Geral».  Na situação em que o País se encontra, não deixa de ser estranha a forma como em determinados domínios tudo corre como se estivéssemos num período da maior normalidade. E quem é que neste momento se interessa pela forma como os concursos estão a decorrer? Que prioridade lhe será dada por sindicatos e partidos da oposição?  Há como que uma segunda existência, em que tudo flui como se habitássemos um mundo perfeito: então, que mais se quer !, agora os concursos até já são obrigatórios para dirigentes de nível superior ... Pelo menos, como nas eleições, levam a que se afastem alguns indesejados ... E já se fica contente !

 No Elitário Para Todos não  vamos deixar de reparar no que  entra pelos olhos adentro de muitos dos que nos lêem, e para o que já nos alertaram. Aqui ficam os primeiros reparos:




Face a este quadro: não se detecta o que verdadeiramente  distingue o Diretor-geral do Subdiretor-geral; e aquelas áreas de formação, levam a pensar  no porquê destas e não outras -  administração,  auditoria e gestão, finanças, sociologia, sistemas de informação, ... ; e que razão subterrânea levou  a que para Subdiretor não tenha sido indicado Direito? Mas daquilo tudo, vamos estar atentos àquelas Ciências aplicadas às Artes. Quase mistério!  Nesta linha de «ciências», também se poderia ter considerado Ciências das organizações e da gestão. Ou seja, não se atinge a lógica seguida. Ah ! mas deve ter, o futuro a mostrará.  De qualquer forma, atenção porque se num dado momento está Áreas de Formação, noutro está Áreas de Formação Preferenciais, donde é legitimo partir do principio que o requisito é ter uma Licenciatura no que quer que seja.  

Outro excerto do que se pode ver no Perfil disponível da CReSAP - coluna da esquerda, Diretor / coluna da direita, Subdiretor. 


Cá está, é indiferente ser para Diretor ou para Subdiretor !




 E agora os júris. A mesma composição, para os dois lugares a concurso. Confirma-se, tanto faz ser para Diretor - coluna da esquerda- ou para Subdiretor - coluna da direita:


E quanto à perita: procurava-se perita em quê ? Estamos, desde logo, nas artes do espectáculo - teatro, dança, música, circo, ... - e depois nas artes visuais - design, artes plásticas,  fotografia ... . Pode ver o currículo da Perita aqui. 

Nada nos anima! Voltaremos ao assunto em função das achegas e dos pedidos dos nossos leitores. Neste momento, mais do que um pediu a nossa ajuda sobre a questão das Ciências Aplicadas às Artes. Quem quiser ajudar, faça o favor, mas certamente que poderão telefonar para a CReSAP ... 

E já que estamos em concursos, veja um «CASO» através do post Um desafio ao princípio de Peter .



 

Sem comentários:

Enviar um comentário