sexta-feira, 20 de outubro de 2017

APOIO ÀS ARTES | PRIMEIRO FOI O DECRETO, DEPOIS AS PORTARIAS | mas a grande sobra já se sabia ...|SENHORES DEPUTADOS CHAMEM O ASSUNTO AO PARLAMENTO | É PRECISO CRIAR UMA VERDADEIRA REDE NACIONAL DE ARTES |PONTO FINAL


Leia aqui

 
Leia aqui
E depois chegar à conclusão que as Portarias  continuam com a opacidade que vinha de trás. Mas ainda faltam os Avisos dirão alguns ... As portarias apareceram nesta semana trágica de Outubro, a que estamos a viver, o que, à primeira vista, torna quase ridícula qualquer discussão sobre Apoios às Artes. Mas só à primeira, porque depois, até pelas vitimas, temos obrigação de lutar por coisa melhor para o nosso País na esfera da Cultura e das Artes. Denunciar, argumentar, exigir, ...  E já sabemos, o que existia era mau e o que nos trazem não é melhor.  E não esquecer a Cultura e as Artes na recuperação imediata e no desenvolvimento futuro dos territórios devastados pelos incêndios. A COESÃO SOCIAL E TERRITORIAL não é apenas para pôr na legislação, nos power-points e nas folhas de excel ...As pessoas do interior merecem tanto como as do litoral. Se tivéssemos sistema, a sério,  de serviço público nas artes isso seria tão natural como respirar.
Entretanto, entrando «na d´Eles», ou seja,  no monstrozinho que o Ministério da Cultura está a criar, enxertado no que encontrou, como se fosse coisa nova e modernaça, já seria tempo de conhecermos isto: 

Leia aqui

Mas como temos vindo a diagnosticar, assentes na verdade dos factos, nesta legislatura, com este Ministro e este Secretário de Estado,  isto só lá vai se o Parlamento chamar a si o «dossiê». E se for necessário, não seria de pensar numa PETIÇÃO? Não dizem que a sociedade civil tem de se organizar!

Para terminar, e já que estamos em clima orçamental, vem  a propósito o desafio em tempos colocado pelo PCP:


Veja aqui




Será que o PCP mantém o repto? Será que já alguém respondeu? Por aqui estamos com curiosidade e atentos ao evoluir dos debates e negociações. A questão orçamental não é o único problema, mas lá que é um dos principais, lá isso é ...






Sem comentários:

Enviar um comentário