quinta-feira, 20 de abril de 2017

«Ano Europeu do Património Cultural em 2018: celebrar a diversidade e a riqueza do nosso património europeu»


 «(...)
 O Ano Europeu tem como principais objetivos:
  • promover a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a coesão social;
  • realçar o contributo económico do património cultural para os setores cultural e criativo, nomeadamente para as pequenas e médias empresas, e para o desenvolvimento local e regional ;
  • salientar o papel do património cultural nas relações externas da UE, nomeadamente na prevenção de conflitos, na reconciliação pós-conflito e na recuperação de património cultural destruído.
O Ano Europeu terá uma dotação financeira específica no valor de 8 milhões de euros. (...)». Leia na integra.
Sobre esta matéria o artigo de hoje no DN de Nuno Vassalo e Silva.
De lá: «(...)Gostaria de realçar a importância do Ano Europeu do Património Cultural para todos os cidadão europeus, para todos os que escolheram a Europa para viverem ou para aqueles que aqui encontraram refúgio. O património cultural não é propriedade das instituições que o tutelam ou das organizações que com mais ou mesmo protagonismo o promovem e procuram a sua defesa. O património é toda a plurifacetada identidade europeia, de Estado a Estado, nação a nação, região a região, comunidade a comunidade, cidadão a cidadão, nas suas manifestações tangíveis e intangíveis, em que o digital ocupa hoje lugar de destaque. A sua preservação é um combate da nossa identidade, pelo nosso futuro. Não esqueçamos que a atividade cultural que se produz no momento em que se lê este texto transforma-se numa expressão patrimonial quase que imediatamente. Daqui a inutilidade de procurar confrontar o património com a contemporaneidade. (...)».




Sem comentários:

Enviar um comentário