domingo, 5 de fevereiro de 2017

PERCEBEU?



Com os alertas Google chegámos a este trabalho do jornal Público de onde se tirou o recorte da imagem.
Lemos e voltámos a ler - e até fomos ao Portal do Governo - e não percebemos o que acresceu ao que existia à data em que  no Elitário Para Todos fizemos este post.
Percebeu o leitor qual é a ideia?! Percebe aqueles detalhes? Sortudo.
Muito bem, faz-se uma conferência de imprensa para se reafirmar que, como decorre do artigo do Público,  os serviços se devem articular:  «Uma das palavras que mais se ouviram esta sexta-feira no Palácio da Ajuda, durante a apresentação da estratégia de Acção Cultural Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e do Ministério da Cultura (MC), foi “articular.” Tudo parece passar por aí. Congregar esforços e recursos entre todos os organismos e serviços públicos com actuação internacional nas áreas da cultura, eis em síntese o objectivo da estratégia conjunta apresentada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, para melhorar a visibilidade da cultura e da criação artística portuguesa no estrangeiro». Pelo Portal do Governo o «articular»  não está sózinho, há outras palavras:
 «O Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou que se trata de "integrar, articular e coordenar, e pôr sob uma estratégia comum as ações que o Estado português ou agentes culturais, com o apoio do Estado, realizam no estrangeiro com vista à promoção, divulgação e difusão da cultura portuguesa"».
Muito bem, cria-se um «evento» para dizer o que já tinha sido dito numa altura em que se estava a dicutir o Orçamento do Estado - assim, como que à margem ... - e para isso talvez fosse mais prático «mandar» ler a Resolução do Conselho de Ministros. um acontecimento para constatar que a transversalidade da cultura e das artes no aparelho estatal não acontece. É verdade, e isso está no Programa do Governo. Então, é chover no molhado ...
Sobre a cultura  e a arte portuguesas no estrangeiro, temos também o post INDÚSTRIA MUSICAL | «Eurosonic» aqui no Elitário.
Face a este panorama ...aguardemos, sem stress. Nada de contribuir para agravar os custos do sistema nacional de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário