sexta-feira, 2 de setembro de 2016

BIENAIS | «Bienal de Design de Londres 2016» | CONTEM-NOS!

Montagem a partir daqui.

As coisas são o que são, em post recente  - no «Extraordinariamente» - abordamos Bienais, e dois dias depois soubemos de outra bienal, através de alerta Google, que nos encaminhou  para  «Sexismo representa Portugal na primeira Bienal de Design de Londres». É de lá esta passagem:

«(...)

Manuel Lima contou que em 2015 foi convidado pela Direção-geral das Artes (DGArtes) para ser o curador da exposição representativa de Portugal na bienal, achou o projeto "muito interessante" e, "de mediato", pensou em Marta de Menezes e Pedro Miguel Cruz.

"Quis unir a componente digital e computacional do trabalho do Pedro com a combinação muito interessante entre biologia, ciência e tecnologia que a Marta tem explorado ao longo dos últimos anos", explicou.Manuel Lima disse que, "há cerca de dois meses", a DGArtes mudou de direção e comunicou-lhe que "não poderia continuar a suportar financeiramente" o projeto de participação de Portugal na bienal e foi nessa altura que contactou a associação Cultivamos Cultura para procurar apoio.Disse ainda que a associação, que é dirigida por Marta de Menezes e "tem apoiado bastante e, se calhar, é a associação que mais conhece a dinâmica entre a arte, a ciência e a tecnologia em Portugal", decidiu apoiar e produzir a exposição representativa de Portugal na bienal. (...)».


Necessariamente, alguém tem de nos contar o que se passou e o que se está a passar!  Sobre o caso concreto da Bienal de Design de Londres, (visite o site a que se refere a imagem acima, onde, como pode conferir, está assinalado o envolvimento da DGARTES),  e, mais importante - reclamamos - sobre a «Politica Pública» subjacente a tudo isto, e assim voltamos ao post «Extraordinariamente».
Entretanto, através da comunicação social, soube-se das intenções do Senhor Primeiro Ministro quanto à Cultura (destaque nosso):

«O primeiro-ministro garantiu esta quarta-feira que o Orçamento do Estado (OE) 
para 2017 vai continuar a devolver rendimentos aos portugueses e elegeu
 a educação, saúde e cultura como as áreas de reforço de políticas. 
"Estamos a acabar a preparação do OE 2017. 2016 foi o Orçamento 
da reposição dos vencimentos, ode 2017 tem de ser também o
 da prossecução dessa finalidade, de reforço de políticas como
 educação, saúde, cultura, decisivos para o futuro colectivo", disse António Costa»

Pois é, Senhor Primeiro Ministro, reforço de políticas não tem só a ver com verbas, tem a ver também, por exemplo, com a gestão geral e específica das organizações públicas, na circunstância com a da Direção-Geral das Artes, que tem de ser refundada, e pensávamos já estar demonstrado. E isso não passa por mudar dirigentes para fazerem o mesmo, e da mesma forma ..., embora se tenha argumentado o contrário aquando da substituição:

«iv) Necessidade de imprimir 
nova orientação à gestão 
dos serviços».

De facto, para nova orientação é preciso CONCEITO, TÉCNICA e INTUIÇÃO. E nada disto acontece «de estaca».

Para encadearmos as coisas, vejamos o post «LEMBRAR O QUE LÁ VAI ... PASSADOS DOIS MESES». Agora já lá vão TRÊS MESES. E o grande saldo: o passado legitimado, porque não se vê mudança alguma - o que era previsível. E, a acreditar na ciência, na técnica e na experiência,  mudança não vai acontecer enquanto o todo não for tratado. E nesse processo há grandes hipóteses - em especial no presente contexto de poupança, e fazendo benchmarking -  de se chegar à conclusão que não faz sentido haver Diretor(a)-Geral mais Subdiretor(a)-Geral.  Façam contas e apure-se o que se pode poupar, e conseguir em termos de resultados, remanejando dirigentes dos diferentes níveis.  Mas Senhor Primeiro Ministro, se bem se leu, isto está tudo no seu Programa do Governo. Não vale a pena «tapar o sol com a peneira», mande fazer uma auditoria à DGARTES como ponto de partida para a sua reestruturação ... que tem de ser desencadeada ao mais alto nível, como mandam «os manuais» e a vida. Assim ... a modos como a CGD. Neste domínio a cultura não tem de ser tratada de forma diferente, antes pelo contrário, exigir-lhe rigor de gestão e exemplaridade tem de ser a regra, e até para isso mandar quem disso objetivamente precisar voltar à Escola. Bom, não  precisa de ser para o INSEAD, no País há cursos de Gestão Pública.  Mas o recomendado, como se sabe, é definir o PERFIL PROFISSIONAL - e acabar com o  que tem acontecido, onde tanta tem sido a diversidade das pessoas que têm ocupado os cargos de dirigentes na DGARTES ( superiores e intermédios), a um ritmo alucinante, que  dá ideia que qualquer cidadão os pode desempenhar - de maneira fundamentada e depois incentivar a que os melhores se candidatem, e recrutar e selecionar com critérios verificáveis. Afinal, o trivial em qualquer ADMINISTRAÇÃO ABERTA em que impere a transparência e  gerida profissionalmente. 

.
.   .

E, claro,
 Participantes na Bienal de Design de Londres
 que tudo corra bem!



Sem comentários:

Enviar um comentário