segunda-feira, 22 de agosto de 2016

«Sempre os mesmos»

Leia aqui



No Diário da República de hoje duas nomeações para Diretor Artístico: para o Teatro Nacional de São João e para o Teatro Nacional de São Carlos:



Finanças e Cultura - Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças e da Cultura - DESPACHO N.º 10462/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 160/2016, SÉRIE II DE 2016-08-22 - Nomeia o diretor artístico do Teatro Nacional de São João, E. P. E - veja aqui na integra.
 Finanças e Cultura - Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças e da Cultura - DESPACHO N.º 10461/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 160/2016, SÉRIE II DE 2016-08-22 - Nomeia o diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos - veja aqui na integra.
O Teatro Nacional de São Carlos, nomeadamente a questão do Diretor Artístico, tem andado «nas bocas do mundo», e estamos à espera que o Governo esclareça sobre o problema OPART - a bem da democracia estas coisas não podem cair «no que lá vai, lá vai».  Mas agora detenhamo-nos um pouco mais no TNSJ sobre  o qual o post a que se refere a imagem acima - pode ler neste endereço.  Como se pode ver no DR, o Diretor Artístico está lá desde 2009:


 E a cumprir-se o Despacho n.º 10462/2016 vai ficar até 2019, como decorre do seguinte:


  «1 — Nomear diretor artístico do Teatro Nacional de São João, E. P. E., Nuno Manuel Guerra Carinhas, para o triénio 2016-2018».




 A questão que se coloca é muito simples: qual é a política pública sobre esta matéria? Qual é política deste Governo sobre o assunto? Mais: o que é que pensarão os Partidos que apoiam a solução governativa de tudo isto? Não nos venham com leituras jurídicas ... Aliás, parte-se do principio que isso está resolvido ... Algum «povão» certamente que não vai deixar de dizer «são sempre os mesmos». Do «meio» aguardemos a reação, não se manifestar também não é grande sinal ... Antigamente, quando o TNSJ «não era nem empresa nem fundação», e depois de se ter ouvido o meio, feito inquéritos, e conjugando com demais politicas e  estratégias globais para a cultura e as artes,  as coordenadas - amplamente explicadas por diversos meios  - eram estas:  

 
Na integra aqui

Continua ...


Sem comentários:

Enviar um comentário