domingo, 21 de agosto de 2016

MUDANÇA CLIMÁTICA E SÍTIOS DO PATRIMÓNIO CULTURAL E NATURAL

Leia aqui


Um relatório divulgado no final de maio pela UNESCO, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela União de Cientistas Preocupados (UCS, em inglês Union of Concerned Scientistsapontou que pelo menos 31 sítios do Patrimônio Mundial em 29 países em todo o mundo estão cada vez mais vulneráveis aos efeitos da mudança climática. Os sítios são naturais ou culturais, destacou o documento.
O relatório intitulado “Patrimônio Mundial e Turismo diante da mudança climática” documenta os impactos climáticos em locais turísticos emblemáticos como Veneza, Stonehenge e as Ilhas Galápagos, entre outros.
“Os governos do mundo, o setor privado e os turistas precisam coordenar esforços para reduzir as emissões de carbono e proteger os recursos naturais e culturais mais preciosos do mundo do impacto das atividades de turismo”, disse Elisa Tonda, chefe da Unidade de Indústria Responsável e Cadeia de Valor do PNUMA.
“Políticas para dissociar o turismo de impactos sobre recursos naturais, emissões de carbono e dano ambiental vão engajar o setor privado responsável, e promover mudanças no comportamento dos turistas, a fim de cumprir-se o potencial do setor em alguns dos lugares mais visitados do mundo”, acrescentou.
Apontando que o Patrimônio Mundial deve ter “valor universal excepcional”, o relatório recomenda que o Comitê do Patrimônio Mundial deve considerar o risco de que sítios potenciais se degradem pela mudança climática antes mesmo que sejam adicionados à lista.


Disponível aqui



Sem comentários:

Enviar um comentário