quinta-feira, 30 de junho de 2016

CONSELHO NACIONAL DE CULTURA



Leia aqui


Na  notícia da imagem pode ler-se: «Ministro da Cultura nomeou seis novos membros para a secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do CNC. O arqueólogo Cláudio Torres e o atual presidente do Centro Cultural de Belém, Elísio Summavielle, estão entre os seis novos membros nomeados pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, para a secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura.
Um despacho publicado esta terça-feira no Diário da República assinala a nomeação destas seis personalidades "de reconhecido mérito", que incluem, além do diretor do Campo Arqueológico de Mértola (e prémio Pessoa de 1991) e do ex-secretário de Estado da Cultura, os arquitetos Alexandre Alves Costa, José Dinis Canas e Jorge Brito e Abreu, e ainda o arqueólogo João Pedro Cunha Ribeiro, que foi subdiretor do extinto Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR)». Veja no Diário da República o  Aviso n.º 8066/2016 sobre a matéria.
Ora, uma boa ocasião, para se voltara a trazer para o Elitário Para Todos a questão do Conselho Nacional da Cultura, alinhando-se com aqueles que de forma continuada se interrogam sobre o seu conceito, atividade e composição. Por exemplo, ainda recentemente:
«No plano consultivo, o actual autodesignado Conselho Nacional de Cultura (CNC), de cuja Secção de Património Arqueológico e Arqueológico foram excluídas quase todas as entidades independentes e representativas dos cidadãos, constitui uma verdadeira excrescência democrática que importa corrigir imediatamente, retomando o longo fio da história, desde a Monarquia à Democracia inicial, onde nomeadamente a AAP sempre esteve representada nos órgãos consultivos dos governos».Do artigo «O Património Arqueológico nacional: recurso estratégico do futuro» de 23 de junho passado.
Assim, para relançar reflexão, o diploma base que atualmente rege o CNC -  o Decreto-Lei n.º132/2013. De lá: 

Na integra.

Sem comentários:

Enviar um comentário