quarta-feira, 28 de outubro de 2015

EM MEMÓRIA DE VICTOR BELÉM | «Para os Meus Amigos» | OUTUBRO 2015 | DIAS 30-31 | CASCAIS



EM MEMÓRIA DE VICTOR BELÉM
 «PARA OS MEUS AMIGOS» 
CASCAIS CELEBRA DOAÇÃO DA OBRA PLÁSTICA DO ARTISTA


«No início de 2015, a cultura portuguesa perdeu um dos mais importantes e irreverentes criadores das artes plásticas da segunda metade do século XX. Victor Belém nasceu em Cascais, em 1938, tendo doado grande parte da sua obra à Câmara Municipal de Cascais, que agora lhe presta homenagem, nos dias 30 e 31 de outubro, no Museu Condes de Castro Guimarães».


«PARA OS MEUS AMIGOS» 

Quando eu era criança, as estórias que me contavam eram reais e verdadeiras. E quanto mais fantásticas e maravilhosas, mais naturais me pareciam. Era no tempo em que os animais falavam, as fadas e os génios viviam em toda a parte e tinham o poder mágico de tudo tornar possível, e, poder não menos importante, feliz. Não é que não houvesse bruxas e génios maus, mas parecia que existiam apenas para pôr à prova a lindíssima chuva de estrelas que a fada desenhava no ar com a sua inseparável varinha. 
E o mundo todo, animado por tão extraordinários seres, transformava-se segundo os meus desejos, de maravilha em maravilha, eu próprio já mago, duende e génio. 
Desnecessário será perguntar a uma criança se gosta de estar viva... 
Entretanto, muitos séculos se passaram. O tempo que os homens levaram a tomar consciência de que o caminho de cada um é pessoal e intransmissível, e, qual estória fantástica, não lhe conhecem o fim. 
Suponho que seja a criança que teima misteriosamente em não nos abandonar que me faz continuar a amar a vida. E se a escutar bem (tarefa essa difícil) talvez também passe a amar a morte». Victor Belém | In Victor Belém 50 anos de arte, 1958-2008 


Sem comentários:

Enviar um comentário