sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

SUSPENSÃO DA ALIENAÇÃO DE 85 OBRAS DE MIRÓ | Iniciativa Parlamentar do PCP | Petição Pública | Depoimentos




« (...)
O Estado Português é titular de 85 obras de Joan Miró que foram adquiridas com o esforço dos portugueses, nomeadamente através do processo de nacionalização do Banco Português de Negócios. Essas obras constituem um conjunto de grande valor e integram um património que foi obtido através de uma nacionalização que significou importante despesa, até aqui não compensada de forma alguma pelas operações subsequentes em torno do BPN. Agora pretende-se leiloar estas obras, que nunca foram apresentadas ao público português nem nunca foram estudadas pela comunidade académica e artística, ou seja, o seu valor nunca foi aproveitado, sob alguma forma, por Portugal.(...)»

Veja  na integra o Projeto de Resolução do PCP  que «Suspende a alienação das 85 obras de Joan Miró e determina a sua valorização em Portugal»: [formato DOC] [formato PDF].

Entretanto,  está a correr a Petição Pública Manutenção em Portugal das obras de Miró (do património BPN) - neste endereço. E depoimentos num trabalho da RTP notícias aqui.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário