sexta-feira, 10 de agosto de 2012

AVALIAÇÃO DAS FUNDAÇÕES NA ESFERA DA CULTURA E DAS ARTES




«Há males que vêm por bem», e espero que este episódio da avaliação das fundações e da proposta de extinção  da que envolve a Casa das Histórias e Paula Rego seja pretexto para se ir mais fundo e se estudarem as «organizações sem fins lucrativos», e não só as que juridicamente são Fundações,  e, em particular, as que têm atividade na esfera da cultura e das artes. Não deixa de ser sintomático que tenham sido estas que vieram para «as bocas do mundo»: para além da de Paula Rego, a comunicação social referiu a Gulbenkian, Serralves, Culturgest ... E parece que «a bota não bate com a perdigota» ... E, talvez, porque as organizações da cultura e das artes são das mais escrutinadas, as pessoas, no mínimo, têm uma ideia e, só pelo que ouvem, concluem que aquilo não deve estar certo. E interrogam-se sobre os critérios seguidos.   Não apetece em Agosto ir estudar  o relatório, mas deu-se uma olhadela, e para os interessados aqui está onde o pode ver e aos seus anexos. A pouca leitura feita já deu, contudo, para reparar em alguns aspetos: não há informação permanente sobre o universo em análise, na essência o estudo foi realizado tendo como fonte a informação proveniente do inquérito lançado para o efeito; depois, curiosamente, as IPSS que são fundações não tiverem o  tratamento  geral, está escrito: «Das 401 fundações avaliadas, 174 são fundações de solidariedade social (IPSS), as quais foram analisadas numa ótica económico-financeira, faltando ainda complementar a avaliação com uma análise qualitativa à sua atuação, o que deverá ser efetuado, de seguida, com as respetivas tutelas setoriais (Ministério da Solidariedade e Segurança Social (MSSS) e Ministério da Educação e Ciência (MEC)). A pergunta: não deveria isto mesmo ser a prática para todas, ou seja, a avaliação ter a intervenção  da «respetiva tutela»? E o modelo de avaliação assenta em três critérios, a saber: 
  Pertinência / relevância
Visa aferir em que medida se justifica a existência das entidades ou a manutençao do regime fundacional, atendendo aos fins prosseguidos e às atividades desnvolvidas, bem como à existência de outras entidades públicas e/ou privadas que atuem no mesmo domínio.Ponderação: 20%
 Eficácia / eficiência
Pretende avaliar o custo-benefício das principais atividades desenvolvidas pelas fundações e, em que medida se justificam os apoios financeiros públicos afetos à prossecução das mesmas.
Ponderação: 30%
Sustentabilidade
Visa determinar em que medida está assegurada a viabilidade económica e qual o nível de dependência dos apoios financeiros públicos das fundações.
Ponderação: 50%
Bom, para seguirmos este assunto, quiçá avaliar-se da fragilidade do trabalho,  não deixará de ser útil seguir o caso « Paula Rego». Comecemos com a reportagem da TVI - Fundação Paula Rego com ordem para extinguir. Depois, na televisão ouvi António Capucho dizer que «Isto é tudo um disparate», e aqui pode ler-se:  «É grotesca" a simples ideia de extinguir a Fundação Paula Rego, diz António Capucho, ex-presidente da Câmara de Cascais, em declarações à Renascença. "Isto é tão disparatado, tão grotesco como os talibãs atirarem morteiros para cima dos budas. É uma hipótese impossível e grotesca", diz». E um post na blogsfera de Sérgio Lavos:O mesmo Governo que patrocinou o cortejo de vaidades da Joana Vasconcelos em Versalhes prepara-se para acabar com o financiamento do museu de Paula Rego, a Casa das Histórias, museu esse que contou com a doação inicial de mais de 500 obras da pintora portuguesa que os ingleses gostavam de ter como sua. São critérios. Se se confirmar o fim da fundação, espero que Paula Rego seja firme e peça os seus quadros de volta. Um país que trata assim os seus mais dilectos filhos merece nada menos do que isso. Merece nada.
Talvez se possa concluir que a procissão ainda vai no adro. E já agora, uma declaração de interesses, estudo estas coisas, e daí estar atenta. Numa dissertação de mestrado propus como critérios para se avaliar das organizações sem fins lucrativos os seguintes:   Jurídico; Capital de Constituição; Valência de Serviço Público; Democraticidade Interna; Resultados não Financeiros mensuráveis. E de certeza que havemos de voltar a isto, ou não se desse tudo por uma boa discussão, como diria o Mário Barradas.


Sem comentários:

Enviar um comentário