domingo, 29 de julho de 2012

O ACTOR SANTOS MANUEL

SANTOS MANUEL faleceu.
Estreia-se em 1967 como profissional.
Fundador da Casa da Comédia e do TEC (Teatro Experimental de Cascais). Trabalhou ainda na Barraca, na companhia Teatral do Chiado - Teatro Mário Viegas e no Teatro Nacional D. Maria II
. Mais
no jornal Público. Soube da notícia precisamente na A BARRACA, de onde acabo de chegar, de ver MAKE LOVE NOT WAR, e nas conversas eram muitos os que diziam: fazia parte dos nossos percursos teatrais. Lembrei-me, por exemplo, do PRETO NO BRANCO, quando A Barraca ainda estava na Alexandre Herculano, e pelo seu  trabalho nesta peça teve o prémio  de Melhor Actor  da Associação Portuguesa de Críticos.



Escreveu-se, como se pode ver no historial da A Barraca (destaque nosso) :
A Alegria de Ser Espectador
"Por tudo isto, Preto no Branco é um espectáculo que se pode considerar exemplar no panorama teatral português, quer pelo bom uso de um óptimo texto estrangeiro, quer pelo bom uso das possibilidades dos intérpretes de que dispõe, quer ainda pelo bom uso do espaço a que se destina a representação. E, por tudo isto também, é um espectáculo que atesta a maioridade de A Barraca, um grupo que, pouco a pouco, e nem sempre em linha recta, tem vindo a encontrar o seu estilo e a sua maneira de estar no teatro. E, talvez ainda mais importante, é um espectáculo que justifica o espectador, que dá razão a quem teima em pensar que uma das coisas boas da vida é mesmo ir ao teatro"

Vitor Pavão dos Santos,
O Jornal, 21 de Março de 1980

Obrigada, SANTOS MANUEL.

Sem comentários:

Enviar um comentário